Por que estamos fazendo
o que fazemos
e como implementamos

/ /

Noções básicas

O que é uma permacultura? O termo foi inventado pelo ecologista australiano Bill Mollison nos anos 70. É derivado do termo inglês “Permanent Agriculture” (Agricultura Permanente), e significa “Permanent and Sustainable Agriculture” (“Agricultura permanente e sustentável “). O que se quer dizer com isso é uma economia baseada no modelo da natureza, baseada em ciclos naturais e ecossistemas e uma abordagem consciente dos recursos naturais, da vida animal e vegetal e, finalmente, de si mesmo.

A Natureza sabe
nenhum desperdício

/ /

Quão econômico pode ser uma permacultura

A permacultura é um modelo que não é definido de forma conclusiva. O conceito básico deve ser especificamente adaptado a cada situação, pesquisado e moldado. Também não se trata de um conceito fundamentalmente novo; pelo contrário, é redescoberto. Por exemplo, há milhares de anos, os povos indígenas da Amazônia já construíam seus jardins florestais entre árvores frutíferas. A fim de alcançar altos rendimentos por hectare, foram necessárias culturas mistas bem pensadas, fechando ciclos de nutrientes através da reciclagem inteligente de resíduos e acumulação de húmus. Hoje presume-se que as civilizações na Amazônia foram capazes de produzir alimentos suficientes com esse sistema agrícola para abastecer cidades de médio porte. Evidências de sistemas semelhantes foram encontradas em todo o mundo em antigas civilizações avançadas. Há sinais de que são economicamente viáveis.

Escuro, quente, solto
e quebradiço
– Húmus.

/ /

A Terra Preta do Índio

Terra Preta é um solo de húmus negro altamente nutritivo. Foi descoberta nas planícies do Amazonas, principalmente ao longo dos rios. As escavações mostraram que, há mais de 5000 anos, os povos indígenas na Amazônia conseguiram fertilizar o solo vermelho de argila estéril, (Ferralsol) com sua própria Terra Preta, praticando assim uma agricultura de sucesso. Além disso, a Terra Preta evita a erosão durante a estação chuvosa intensa, devido às suas propriedades de elevada absorção de água, permitindo assim o crescimento anual da camada de húmus.  É inacreditável, mas durante as escavações na selva, foram encontradas camadas de 1-2m de espessura. Também na Europa foi descoberto o potencial da Terra Preta e o solo de húmus já é produzido e comercializado industrialmente.

A Nutrição influencia
em muitos aspectos
da vida

/ /

A tendência de uma nutrição insalubre

A tendência de uma nutrição insalubre está chegando aos assentamentos mais remotos da Amazônia, juntamente com a televisão. Em Manaus, um jovem médico nos confidenciou: “Sabemos que 90% das doenças são resultado de uma alimentação pouco saudável.

Aqui na selva amazônica, também, apesar da rica oferta da natureza, os hábitos alimentares são dominados por empresas internacionais de alimentos! O açúcar, a gordura e outros ingredientes geneticamente modificados dominam o “alimento” produzido na fábrica. Perde-se o acesso aos produtos naturais e as crianças dificilmente conseguem distinguir entre abacate e pepino.

Veraltete PHP-Version im Einsatz
Der Seiteninhaber muss die Version auf mindestens 7.3 erhhen.